segunda-feira, 13 de agosto de 2012

deve andar tudo doido...

No dia em que iniciou o incêndio de Algoso, Vimioso, comentei com os meus amigos do facebook, da demora no acionamento de meios para esse incêndio e até estabeleci um termo de comparação com o da Serra da Lousã para onde foram accionados de imediato 3 GRIFs e os quais não chegaram sequer a intervir...  para o incêndio de Vimioso, a mobilização de meios foi demasiado tardia! 
Resultado: na Lousã arderam 250 Hectares, em Vimioso, cerca de 1500 a 2000 hectares ( segundo o EFFIS arderam 1172 ) .  Estranho no entanto  que depois de ter entrado na fase de DOMINADO, tivessem sido acionados os GRIFs 1 e 2 de Vila Real e um do Porto... 
Será que quem decide ou comanda, não teve ainda a noção da violência com que este ano se iniciam os incêndios florestais?!? Será que se continua no erro de querer justificar com o acionamento de meios excessivo e absurdo depois dos incêndios dominados a sua área ardida?
Ou será que os CDOS/CNOS só valorizam a informação que os CODIS e 2ºCODIS transmitem para que os meios sejam mobilizados?
Terá sucedido o mesmo em Chaves?!?

( esta é a área ardida de Algoso Vimioso que pode consultar em http://effis.jrc.ec.europa.eu/current-situation )

Sei que muitos não vão gostar destas palavras que aqui expus, mas há ou não a necessidade de uma mudança de mentalidades?!?

Fontes: ANPC/CNOS