terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nem de propósito...

Um dia depois de colocar no meu mural do facebook a imagem que se segue...
... hoje, tive mais uma formação de condução em emergência no INEM... ( julgo que a 3ª em 8 anos ).
Ninguém está livre de um acidente, no entanto e aproveitando que também me visto de vermelho ao serviço dos Bombeiros e uma vez que tem havido inúmeros acidentes rodoviários com Bombeiros nos últimos anos, julgo ser demasiado pertinente a seguinte pergunta:
Porque ninguém na ANPC ( ou na LBP ou nos CBs ) faz pressão para que a Escola Nacional de Bombeiros para além dos cursos de condução fora de estrada, dê cursos de condução em emergência?!? ( uma SOLUÇÃO ) 
Porque têm que ser iniciativas como por exemplo a do blog bombeirosparasempre na campanha "Vale a pena pisar o risco?" a tentar sensibilizar os Bombeiros e que nem tem sequer o apoio da supracitada ANPC, quanto mais dos CBs e muito menos da LBP?  
As palavras são duras bem sei... incómodas, exageradas quiçá... mas à 20 anos que sirvo os Bombeiros Voluntários e em 20 anos,  pouca coisa mudou... pelo que fica a sugestão, em vez de gastarem dinheiro em "caricas" do DECIF, galas,  festinhas e festarolas, os senhores que estão sempre certos e nunca se enganam, que invistam numa outra vertente da formação, a da condução em emergência... porquê?
Basta olhar para os números de acidentes com veículos de Bombeiros nos quais incluo as Âmbulâncias...

Vá, venham de lá os vossos mimos...