terça-feira, 11 de outubro de 2011

Quantos Bombeiros e Bombeias se identificam com estas palavras? Vale a pena ler!


Desejava que pudesses ver
A tristeza de um homem de negócios quando o trabalho da sua vida desaparece em chamas
Ou uma família que regressa a casa e apenas encontrar a sua casa e os seus pertences danificados ou destruídos

Desejava que pudesses saber
O que é procurar num quarto a arder por crianças presas
As chamas por cima da tua cabeça, as palmas das mãos e os joelhos a queimaram enquanto tu rastejas o chão a ranger com o teu peso, enquanto a cozinha arde por baixo de ti.

Desejava que pudesses compreender
O horror de uma esposa quando às 3 da manhã verifica que o marido não tem pulso
Inicio o RCP (Reanimação Cardio-Pulmonar) na mesma, esperando uma hipótese muito remota de trazê-lo de volta, sabendo instintivamente que era tarde demais. Mas querendo que a família soubesse que tudo o que era possível foi feito

Desejava que pudesses saber
O cheiro único de uma queimadura, o gosto da saliva com sabor a fuligem, sentir o intenso calor que passa através do equipamento, o som dos estalos das chamas, a sensação de não conseguir ver absolutamente nada através do fumo denso, sensações que se tornaram muito familiares para mim.

Desejava que pudesses compreender
Como nos sentimos ao ir para o trabalho de manhã após passarmos a maior parte da noite suando com o calor de diversas chamadas de fogo.

Desejava que pudesses ler
O meu pensamento quando respondo a uma chamada para um edifício a arder, “Será falso alarme ou um enorme incêndio? Como será a construção do edifício? Que perigos esperam por mim? Estará alguém lá dentro ou saíram todos?” Ou para uma chamada de socorro, “o que se passará com o doente? Será que a pessoa que telefonou está mesmo em apuros ou estará à minha espera com uma arma? “

Desejava que pudesses estar
Na sala de reanimação quando o médico decide anunciar a morte da linda menina de cinco anos que tenho tentado salvar durante os 25 minutos anteriores, e que nunca irá ter o seu primeiro namorado, nem nunca mais irá dizer “gosto muito de ti, mãe”

Desejava que pudesses saber
A frustração que sinto na cabina do auto tanque, o motorista com o acelerador a fundo, o meu braço a tocar a sirene vezes sem conta quando não se consegue passar por um cruzamento ou no meio do trânsito. Quando vocês precisam de nós, no entanto, o primeiro comentário quando chegamos será “levaram muito tempo para cá chegar”

Desejava que pudesses ler
Os meus pensamentos enquanto ajudo a retirar os restos de uma jovem do seu veículo contorcido, “e se fosse a minha irmã, a minha namorada ou alguma amiga? Qual será a reacção dos seus pais quando abrirem a porta e verem os polícias?”

Desejava que pudesses saber
Como é entrar em casa e cumprimentar a família não tendo coragem para lhes dizer que quase não voltei da última chamada.

Desejava que pudesses sentir
Os meus sentimentos quando as pessoas verbalmente, e às vezes fisicamente, nos maltratam ou subestimam o que fazemos, ou quando têm a atitude “isto nunca me aconteceria”

Desejava que pudesses perceber
A instabilidade mental, emocional e física de refeições perdidas, sonos perdidos e a falta de actividades sociais associado a todas as tragédias que os meus olhos já viram

Desejava que pudesses saber
A irmandade que existe e a satisfação de ajudar a salvar uma vida, a preservar as coisas de alguém, a estar “lá” nos tempos de crise ou a criar ordem quando existe um caos total.

Desejava que pudesses compreender
Como nos sentimos quando temos uma criança a puxar-nos o braço e a perguntar “a minha mãe está bem?” sem sequer de conseguir olhar nos seus olhos sem deixar cair umas lágrimas e sem saber o que responder. Ou ter de segurar um amigo de longa data enquanto o seu companheiro vai na ambulância a receber respiração boca-a-boca. Sabendo de antemão que ele não trazia o cinto de segurança posto. Sensações que me ficaram muito familiares.

A menos que tenha vivido este tipo de vida, nunca conseguirá entender verdadeiramente ou apreciar. 


Quem Eu Sou, O Que Nós Somos Ou O Que O Nosso Trabalho Significam Realmente Para Nós.

Fonte: www.bps.com.pt