segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PARABÉNS A.H.B.V.Macedo de Cavaleiros


Em 1923, ilustres Macedenses, criaram a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros… apesar de não se saber a data certa, isto devido a um incêndio nos antigos Passos do Concelho ( hoje a estalagem do Caçador ), estipulou-se que os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros teriam como data do seu aniversário o dia 31 de Janeiro…

Hoje a Associação dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros fez 88 anos e tirando a iniciativa do Blog não oficial dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros, e outras de alguns anónimos Bombeiros e Bombeiras, que fizeram apenas uma alusão ao aniversário da associação, MAIS NINGUÉM SE LEMBROU DE TAL…

A minha opinião vale o que vale ( ou então não vale nada…) mas julgo que os fundadores desta DIGNA instituição, mereciam um pouco mais, bem com os Voluntários e Profissionais que fazem com que as pessoas e os seus bens não fiquem privados de socorro…

Como Bombeiro Voluntário entristece-me o facto de não haver qualquer iniciativa e entristece-me muito mais ainda que quem de direito, tenha virado definitivamente as costas ao Corpo Activo… MERECIAMOS UM POUCO MAIS… e aqueles que a partir de 31 de Janeiro de 1923 começaram a dar o seu melhor em prol de outros também…

ACIMA DE TUDO, RESPEITO!!!!!

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros… PARABÉNS!!

Obrigado a todos aqueles que ESQUECERAM que os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros estão à 88 anos a servir quem não os reconhece...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

oxigénio nas PCR


Vá, para que não digam que tenho a mania de que " SOU MESMO MUITO BOM..." ( isto segundo uns admiradores secretos... LOL ) partilho convosco o resultado de um estudo Norte Americano publicado em Agosto do ano de 2010, diz-nos que o facto de se utilizar altos débitos de oxigénio em doentes em paragem cárdio respiratória, diminui as probabilidades de sobrevivência da vitima.

Este estudo, realizado entre os anos de 2001 e 2005 vai de encontro ao que muitos outros especialistas já disseram, precisamente que, e no caso de PCR, oxigénio em demasia limita a perfusão no inicio da reanimação. Assim sendo, este estudo, dá-nos evidências adicionais de que o oxigénio em excesso pode reduzir a sobrevivência e prejudicar a recuperação de uma vitima em Paragem Cárdio Respiratória ( PCR ).

Fonte: Kilgannon JH, et al. Association Between Arterial Hyperoxia Following Resuscitation From Cardiac Arrest and In-Hospital Mortality. JAMA. 2010;303(21):2165-2171.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Incêndio Extinto... morte por perto...



Os Bombeiros Norte Americanos são conhecidos pelo empenho em minorar as mortes acima da média mundial nos incêndios urbanos, pela sua filosofia agresiva no combate a este tipo de sinistros...
Apesar de um estudos feitos em Portugal, atrevo-me a dizer que " valham-nos os Bombeiros Norte Americanos!"este video é esclarecedor dos perigos que corremos. Atendendo a falta de EPIs ( Equipamento de Protecção Individual ) condigno, todo o cuidado é pouco...







segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Apenas a minha opinião...


Olá!

Uma vez fui acusado de ser um prevaricador…

Agora que me chamaram, porque não fazer jus ao meu status conseguido por sempre ter sido um inconformado Bombeiro?

O quartel novo, é motivo de várias conversas típicas de uma cidadezinha pacata como Macedo de Cavaleiros… as pessoas quando não têm vida própria têm tendência em criticar o trabalho de outros, mesmo que estes outros, estejam empenhados em socorre-los ou então zelar pela segurança dos seus bens…

O quartel novo, ou melhor, novo velho, ainda não está ocupado por vários motivos que não se percebem, mas lá que há muita falta de interesse e má vontade, disso não tenho dúvida e por favor guardem para vocês o argumento mesquinho de que “ os Bombeiros não vão para o quartel novo ( velho ) porque querem ver passar as gajas em frente ao quartel…”

Realmente a limitação do intelecto de alguns não me surpreende, acontece no entanto que nem todos se resumem ao aprecio da bela raça feminina…

Porque chamo quartel novo velho às novas instalações? Simples, pesquisem quando foi lançada a primeira pedra e rápido chegam a uma conclusão… e depois basta visitar o quartel novo ( velho ) e poderem ver ao ponto de degradação que já se encontra e uma bela escadaria feita em ripas de madeira que ninguém se deu ao trabalho de pintar…

Para que tenham uma pequena ideia, o quartel de Bombeiros em Macedo de Cavaleiros levou 10 anos ( para já ) a edificar, corporações vizinhas como por exemplo Izeda e Torre de Dona Chama, levaram no máximo dois anos… afinal o que se passa assim de tão anormal em Macedo de Cavaleiros?

A falência de um empreiteiro?

Parece-me uma justificação tão absurda como a das “ gajas boas” ou pelo facto de os Bombeiros não quererem ir… parecem-me justificações demasiado dúbias…

A falta de mobiliário é outra justificação que não me convence também… mas se opinarem de que há um desinteresse da actual direcção e uma mistura de interesses politico-partidários ao barulho e pessoais, então aí, sou obrigado a dar o braço a torcer…

Já sei que estou a ser incomodo... inconveniente… vá não se esqueçam do prevaricador!

Mas há coisas que quando são demais, começam a chatear…

Resolvam-se, acima de tudo, entendam-se, no verão está um calor que não se suporta, no inverno, um frio difícil de suportar… refiro-me ao quartel velho, o mesmo mesmo velho…

Poderia esticar um pouco mais a corda, mas como há gente demasiado interessada em ver se me enforco, fico-me por aqui…

Sem empenho, nada se consegue e se é verdade que se têm que pagar as dívidas e os vencimentos, e desfazer os disparates que “alguém” fez e que nunca se responsabilizou, também é verdade que para angariar dinheiro, por vezes é preciso ter uma dinâmica assim em tudo semelhante à da secção desportiva que tiveram a ousadia de participar e organizar eventos para a angariação de fundos e afinal, se um “ bando de garotos” o conseguiram, não se percebe como “ilustres Macedences” se limitam tanto…

Vá, venham de lá os vossos mimos…

sábado, 8 de janeiro de 2011

Tenho saudades do tempo que andávamos de mãos dadas e nada temíamos… o mundo era nosso, perfeito e nada nos abalava… Eramos nós e o Mundo!!

As historias de amor começam sempre assim… entristece-me o facto de que tempos depois as coisas acabam e ficamos de costas voltadas… tristes e com a sensação de que tanto fica por dizer…

A vida continua, naquele corrupio que não me deixa sequer dormir… e não, não me habituo à sensação de que algo me está a fugir entre as mãos… já escrevi que eram as vidas das pessoas que tento socorrer e por vezes em vão… aos poucos e poucos, vou-me apercebendo que aquilo que me vai fugindo entre as mãos é a minha própria vida…

Mas não esmoreço a minha vontade de viver e de lutar… amo todos os que me amam e admiro os que me admiram, respeito aqueles que me respeitam!

Quero aquilo que desejo e que não consigo da forma mais fácil… começo a ficar cansado de "sacar" tudo a ferros... mas um dia, será a minha vez e aí sim, serei um vencedor!!

( o amor é assim, lindo, tão branco que até ofusca e no final, frio de sentimentos... )

domingo, 2 de janeiro de 2011


Por incrível que pareça, chamaram-me herói no facebook...
Não me acho nem nunca me acharei um herói... respondi que todos aqueles que fazem algo pelo seu semelhante, que são uns heróis...
No entanto corrijo... TODOS AQUELES QUE FAZEM ALGO DE ÚTIL PELA VIDA DO SEU SEMELHANTE, SÃO HEROÍS... e eu conheço muitos que não passam do anonimato... porque esses heróis anónimos, querem estar longe de câmaras e das páginas dos jornais, longe da hipocrisia que o protagonismo em si representa...
E pronto, este é o meu 1º post de 2011 que será o ano que acabarei a licenciatura em enfermagem... espero pelo menos conseguir esse objectivo... se bem que será sacado a ferros, como costume...
Para vocês que vêm aqui "cuscar" o meu estado d'alma, (coisa que agradeço e muito),
um FELIZ2011, cheio de tudo aquilo que vocês mais desejam e esqueçam lá que tudo está mais caro... têm-nos roubado bem mais e não nos queixamos...

( iluminação de natal que não é em Macedo já que a deste ano é digamos que... inadmissivel )