segunda-feira, 7 de setembro de 2009

o S. Tomé é que tem razão...


Ver para querer...

...........................................................................................

Na melhor das hipóteses, só em Outubro é que deverá ser instalado em Macedo de Cavaleiros o helicóptero do INEM.

O meio aéreo de emergência médica já devia estar a funcionar desde o início de 2008.

Recentemente o ministério da saúde apontava Julho como o mês para a entrada em serviço do helicóptero.

Mas, burocracias inerentes ao concurso público estão a atrasar a vinda do equipamento para o distrito de Bragança.

“Estava previsto que começasse a funcionar em Julho mas simplesmente às vezes há processos burocráticos que são intransponíveis e que têm a ver com o cumprimento da lei” afirma secretário de estado da saúde, acrescentando que isso “tem atrasado um pouco o concurso, mas espero que ainda durante o mês de Setembro me seja entregue o relatório final de júri do concurso para proceder à adjudicação”.

Manuel Pizarro não se compromete com datas para a colocação em funcionamento do helicóptero, mas diz que até ao fim deste mês o concurso deve estar concluído.

“Eu espero que seja o mais rapidamente possível, mas não me posso comprometer com um prazo enquanto não tiver na mão o relatório final do júri sobre a decisão do serviço de helitransporte” refere o governante.

A colocação de um helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros é uma das medidas compensatórias para a região no processo de reorganização da rede de urgências que levou ao encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente durante a noite, ficando com médico à chamada.

Segundo os dirigentes socialistas locais, a entrada em funcionamento deste equipamento não vai fazer fechar nenhuma destas unidades pelo menos enquanto não estiver concluída a auto-estrada transmontana, IP2 e IC5.

Escrito por Brigantia