terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um destes veículos não é um táxi. Sabe qual?


A história é verídica e passou-se este fim-de-semana: um cidadão bateu à porta da Sede do INEM, em Lisboa. Tinha sido assaltado cerca de uma hora antes, ficando sem o telemóvel e sem a carteira. Não foi agredido, nem tinha qualquer problema de saúde. Apresentou queixa na Polícia.

Mas voltemos à cena à porta do INEM: “Estou bem!”, disse o cidadão. “E em que podemos ser úteis?”, perguntou o interlocutor. “Como fiquei sem a carteira e dinheiro, era para que uma ambulância me levasse a casa”…

Esta situação é bem exemplificativa da falta de conhecimento do que são e para que servem as ambulâncias de emergência, sejam do INEM ou de qualquer outra entidade que tenha este tipo de veículos de socorro. E se compreendemos a dificuldade do cidadão em regressar a casa, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para – uma vez mais – tentar explicar o que são e para que servem as ambulâncias de emergência.

As ambulâncias de emergência destinam-se, tal como o nome indica, a prestar socorro a todos os doentes em que exista necessidade de actuar ainda no local da ocorrência e durante o transporte, com vista a preservar as suas vidas. O equipamento e a formação da Tripulação permite a avaliação e estabilização de vítimas de acidente ou doença súbita, assegurando o encaminhamento para as unidades de saúde adequadas.

Assim, uma ambulância não é um táxi. As ambulâncias de emergência devem ser utilizadas para situações de suspeita de risco de vida, não sendo legítimo que sejam utilizadas para situações como a que nos leva a escrever este texto.

by: INEM


Para quem não percebe: NÃO PEÇA UMA AMBULÂNCIA SÓ PARA SER ATENDIDO (A ) MAIS DEPRESSA OU POR COMODISMO...

domingo, 28 de agosto de 2011


Adoro o impossível mas tenho medo do provável...

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vida...

É provável e aceitável que muitas pessoas se choquem com aquilo que escrevo, da forma como vejo a vida… mais que provável é a forma de como eu olho para a vida e de como a consigo aceitar… como eu costumo dizer, sei aceitar a opinião de toda a gente mas muitas não aceitam a minha…

Consigo viver bem dessa forma… sabem, consigo aceitar o meu acordar na cama de solteiro, sem ninguém a meu lado, sem ninguém a sorrir-me e a dizer um "olá bom dia"… consigo acordar com o despertador do telemóvel ainda bem cedo para ir trabalhar sem uma criança a saltar em cima de mim e a chamar-me papá…

Consigo estar assim e ter tempo para escrever estas “pandeleirices” fúteis…

Consigo brincar com as palavras e escrever estas coisas… consigo viver a minha vida e estar no meu cantinho sozinho… no silêncio que chega a ensurdecer-me…

Recentemente li uma frase que me marcou e muito, quer pela minha vida passada, quer pela minha vida presente… gostei da frase e transcrevo-a, lânguido, com uma saudade que me incomoda… “ A vida é simples e fácil de perder. Mas o amor é fodido. E eu gostei de fodê-lo contigo”!

O Miguel Esteves Cardoso, sabe-a toda!

( Barragem do Azibo )

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ajudem!!!

Ajudem, por todos não custa nada!!

16 Horas de SIV, uma pequena amostra

Não é fácil lidar com aquilo que faço todos os dias... para muitos estarei à beira do meu "Burnout " profissional... comentários feitos à toa...Outros dizem que a minha ética profissional, deixa muito a desejar...
Juízos de valor à parte, fiquem agarrados aos vossos preconceitos que eu fico com o que faço e com os meus valores!
Fico feliz em saber que a única diferença entre mim e muitos de vos é que eu não sou um simples "mirone" que faz questão de parar sempre que vê um acidente ou uma ambulância para satisfazer uma mórbida curiosidade...




quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Curiosidades...

Fiquei feliz em saber que o meu blog é visto nos seguintes países para além de Portugal:
Alemanha;Lituânia;Espanha;Reino Unido; Estados Unidos, França e Luxemburgo!
A todos um muito obrigado pela vossa visita!

domingo, 21 de agosto de 2011

Camaradagem

Esta foto foi tirada num incêndio, a 19 de Agosto de 2011,eram as 17:30 e ainda não tinha almoçado nem a minha equipa... esses dois civis são Bombeiros em Macedo de Cavaleiros que quando souberam que não tinhamos sido alimentados, foram a um hipermercado, trouxeram-nos duas garrafas de sumo, uma de agua, duas Baguetes de pão e duas doses de frango no churrasco... esta atitude marcou-me muito, pois só vem revelar a camaradagem que existe entre Bombeiros!
Obrigado Paulo Lopes,
Obrigado Bruno Gonçalves!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ontem foram 16 horas...

Ontem, 18/08/2011, foi assim, a correr para minorar o sofrimento dos outros durante 16 Horas...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Para esclarecimento geral ( e em resposta a coments do BPS )


Caros, lá por estar calado, não quer dizer que as coisas não se divulguem nem que sejam do conhecimento geral.
Acontece que e pela amizade que sempre mantive com os administradores de portais de Bombeiros e BLOGS, o meu nome tem estado conotado de forma negativa a vários posts e tem havido um grande aproveitamento de outras pessoas na denuncia de várias situações, inclusive uma denuncia à ANPC de "possíveis" anomalias nas ECINs...
Afinal estavam à espera de quê?
Que eu dissesse que as ambulâncias dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros quase não têm gasóleo para socorrer doentes e sinistrados? E que nos valeu a Câmara Municipal senão nem gasóleo havia para colocarmos nos carros de incêndio?
Está dito!
Querem também que eu diga que o VFCI02 está INOP porque não tem pneus porque se diz que não há dinheiro?
Está dito!
Querem que eu diga mais alguma coisa que é do conhecimento geral mas que por cobardia muitos se remetem ao silêncio e têm medo de dar a cara?
Está dito! Há mais alguma coisa a dizer??
AHH!! estava-me a esquecer que vocês querem que eu diga que os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros estão bem mais que falidos por gestões ruinosas anteriores??
Está dito!
E agora? o que vão fazer? O costume, ou seja, NADA, para além de se acusarem mutuamente e de falarem mal uns dos outros. Os problemas estão à muito tempo identificados, mas por motivações politicas e ajustes de contas pessoais, ninguém tem coragem de resolver principalmente porque não quer!
Quero afirmar além do que já disse que embora não pareça estou com o MEU COMANDANTE! Porque é a ele que devo LEALDADE e responder inclusive por este comentário, o que não significa que queira o lugar dele ou um lugar no Comando que nunca me foi oferecido e mesmo que fosse, NUNCA o aceitaria!
Finalmente, escusam de me "picar" porque se eu entender que deva falar, eu falo, sem receio e sem motivações politicas, porque eu SOU SIMPLESMENTE UM BOMBEIRO que dá sempre o seu melhor, pelo que exijo só e apenas RESPEITO e CONDIÇÕES PARA DESEMPENHAR A MINHA FUNÇÃO!

Vá, venham de lá os vossos mimos...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Distrito de Bragança à mercê das chamas...

Palavras para quê?
Parece-me um bom principio para a revindicação para com os senhores que sabem sempre tudo e jamais se enganam da CCDR... o incêndio que falta é de Valpaços em Vila Real... Bom trabalho a todos os Camaradas Bombeiros!!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O meu lado "R"

Trilhos do Azibo, porque não pode ser sempre a vida louca de trabalho...

domingo, 14 de agosto de 2011

O meu lado "I"


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

24 horas de actividade nos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros

Chegada a Vila Flor, para remover o nosso velhinho BARIBBI em Carvalho D'Egas - 10/08/2011-09h00

o VECI de Vila Flor ficou assim... ( ainda em Carvalho D'Egas )
10/08/2011

O Posto de Comando de Carvalho D'Egas 10/08/2011-11h

Em Sobreiró de Baixo, Vinhais 10/08/2011-15h00

Ainda em Sobreiró de Baixo, Vinhais 10/08/2011

Arcas, Macedo de Cavaleiros 10/08/2011-18h00

Ainda nas Arcas, Macedo de Cavaleiros 10/08/2011

Mais de Arcas, Macedo de Cavaleiros 10/08/2011

Acidente Serra de Bornes, Macedo de Cavaleiros, 2 Feridos Ligeiros 11/08/2011 - 4:30

A vitima de um acidente ocorrido em Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros, é deixada aos cuidados da equipa Heli3 em Macedo de Cavaleiros, esta Srª de 58 Anos acabaria por falecer horas depois em Bragança... 11/08/2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

QREN?


Esta nova forma ( entenda-se treta ) de atribuírem equipamentos a Bombeiros tem dado muito que falar e gerado grande controvérsia e mal estar entre Corpos de Bombeiros.
Soube-se agora, no pico do verão que somente 4 Corpos de Bombeiros do Distrito de Bragança viram as suas candidaturas a aquisição de veículos aprovadas.
( dizem as más línguas em detrimento de outros Distritos e outras más línguas que foi um ajuste de contas pessoal de quem nós cá sabemos )
O Sr. Presidente da Federação do Distrito de Bragança, contestou esta situação mas de nada lhe serviu ter posto a boca no trombone... O facto de lhe ter sido comunicado a meio de uma época de incêndios florestais tal situação revela desrespeito e falta de consideração para com a sua pessoa e para com os Bombeiros do Distrito de Bragança e não seria nada demais se houvesse outro tipo de reacção.
As respostas politicamente correctas causam-me um certo desconforto e não me deixam dúvidas que paira muita hipocrisia por este meio Bombeiristico...
Fica um apelo aos Comandantes e Dirigentes dos Corpos de Bombeiros do Distrito de Bragança:

Continuem a apertar mais uns parafusos e a meter mais uns arames nos carros de Bombeiros obsoletos e com condições de segurança questionáveis, que aqueles Senhores cuja competência politica é inquestionável agradecem desta forma!!!

Já agora só mais umas coisitas:
-Onde andam os veículos do QREN 2010?? ( Bragança recebeu o VFCI, mas ainda ninguém viu o VLCI de Izeda, Vinhais e Freixo, nem o VSAT de Vila Flor )
-Se os Corpos de Bombeiros vão pagar cerca de 30 % dos Veículos, ainda vão ter aquele autocolante ( que goza nitidamente com os Bombeiros ) onde se lê : "Propriedade da Autoridade Nacional de Protecção Civil" ??
-Vamos receber mais 4 VLCIs??
Eu ja me contentava com um destes ;)

Vá venham de lá os Vossos Mimos ;)

domingo, 7 de agosto de 2011

Uma vez mais a montanha pariu um rato...


Hoje foi conhecido mais um estudo de um conceituado Psicólogo Português que da conta de que os Bombeiros, são expostos a um grau de stress em todo semelhante ao dos militares num campo de batalha...
Sou apologista deste tipo de estudos pois vem uma vez mais alertar-nos para aquilo que muitos de nós tem mas que nega a si próprio determinados tipo de problemas.
A Perturbação Pos-Stress Traumático ( PTSD ) está associado a vários tipos de pensamentos embotados bem presentes em grande parte dos Bombeiros Portugueses.
Apesar de já se ter falado vezes e vezes sem conta nesta problemática, a verdade é que nunca alguém tomou uma atitude, o que me leva a acreditar que em Portugal, se estuda, se investe algum dinheiro nestes estudos, mas que quando se insiste na necessidade de dar apoio psicológico a Bombeiros, logo se abandonam cobardemente tais linhas de pensamento, deixando grande parte de Bombeiros à beira do precipício emocional e o que é mais grave, marginalizando um grande número de Bombeiros Voluntários licenciados em Psicologia...
Quando se voltar a falar de uma questão similar a esta (daqui a 10 anos), lembrem-se que quem deveria, não se preocupa connosco, nem na nossa protecção individual, nem em que veículos fazemos socorro e pior em que condições psicológicas executamos o serviço que mais ninguém quer fazer...
Afinal, ninguém quer saber de nós... ainda têm duvidas?
Uma vez mais, a montanha pariu um rato...
Vá venham de la os vossos mimos...