sexta-feira, 26 de junho de 2009

26 de Junho de 2007...

Levantei-me cedo, acho que são 4 da manhã, não tenho bem a certeza... raisparta o JETLAG... dormi mal e está muito calor. Dirijo-me à messe para comer qualquer coisa... lá dentro já os elementos de um dos pelotões da GNR estão a comer, cumprimento-os com um bom dia ensonado. Como num ápice e pego nas mochilas que tenho que levar, comigo levo um DAE e uma mochila com um pouco de tudo... compressas, ligaduras, alguma medicação, etc. Levo o telemovel, qualquer coisa lá terei que incomodar o Drº Serralva... arrancamos num jeep da GNR, todos em coluna. Ainda é noite, depressa deixamos o alcatrão para trás e entramos em estrada com pequenos pedaços de alcatrão, mas a grande parte é terra batida, acaba a estrada e surge um precipicio para um rio seco, uma enxurrada levou tudo... uma "microlete" chega para nós, sem tração, desce ao rio e sobe a encosta... o tenente sorri e diz-me " Já viu? ". Chego a Gleno pouco antes das 8 da manhã os Timorenses de um campo de deslocados começam a busca de àgua potavel junto ao nosso acampamento. Rendemos outro pelotão e lá fico, no meio de vinte e tal desconhecidos... 24 horas vão ser ali...vou metendo conversa e sei que estou a ser bem aceite! as horas passam e chega a comunicação que alguns elementos do pelotão têm que ir até Hatolia. vou com eles... pelo caminho encontro umas crianças que surgem do meio do mato... dou-lhes chocolates e peço ao tenente para me tirar uma foto com eles...
O dia passa sem nada demais, com o tempo preenchido a andar de Jeep de um lado para o outro, ver se há confrontos motivados pela campanha eleitoral ou algo semelhante, mas parece que está tudo calmo.continuo feliz por estar em Timor, estou feliz onde há muita tristeza... o paradoxo...