sábado, 4 de julho de 2009

ferias??

Eu sei que não tenho colocado nenhum post recentemente, é que é feira de S.Pedro e como se não bastasse comecei a fazer ECIN, isto de ser Bombeiro de Primeira Classe, tem que se lhe diga... Não é que eu não seja um rapazote responsável, mas lá tem que ser por vezes...
Ainda me lembro quando era um miudo de 14 anos, o meu sonho era ser apenas bombeiro... hoje as minhas ambições estão praticamente atingidas e o menino que antes não podia com uma pá, tornou-se um Bombeiro respeitado... eu não ligo muito a isso, já sei que alguns vão pensar lá para os seus botões que me estou a armar aos cágados, mas sinceramente... estou-me a borrifar para o que muitos iluminados dizem...
À bocado quando me fardava, lembrei-me das discuções banais que surgem por aí em foruns de Bombeiros e em Blogs sobre o tão badalado EPI... toda a gente fica escandalizada se se vê um Bombeiro bem fardado ou mal fardado... sinceramente, tal como à 20 anos... ( 20 anos? aie, tou velho..) ( ou entrei mt novo para os Bombeiros...lol ) tal como à 20 anos dizia eu, em que o pavoroso incêndio de 1989 que lambeu tudo o que havia para arder entre Edroso e Meles ( umas terrolas do sitio ) ninguém quer saber se o Bombeiro está bem fardado, ou mal fardado ou até mesmo sem farda nenhuma. Tal como à 20 anos, o que importa é que os incêndios florestais se vão apagando, o resto, é tudo show off ou lindas palavras de quem tem direito de antena.
o menino que em 1989 começou a ir para os incêndios e que só foi registado na extinta IRBNorte em 1992, ia para os incêndios de chapeuzinho azul, fato de macaco da pereiramar e de galochinha 3 números acima do seu pequeno 37...
se tenho saudades desse tempo? até tenho, havia mais união e camaradagem, mas os tempos são outros... aposta-se num voluntário que deve ser o mais profissional possivel... ainda não entendi muito bem o que quer isso dizer, mas talvez um dia se faça luz, na cabeça deste menino que se fez homem nos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros...
Acho que à 10 anos atrás, a esta hora, estava metido no velhissimo Toyota Land Cruiser o PSL01 a galgar mato, de fato macaco, boné, galochas, um lencinho ao pescoço igual ao que os Xutos e Pontapés usam para me aguentar com o fumo ( também "pro style" ) e de pá ou picareta na mão!
Eram outros tempos, mas fazia-o da mesma maneira que faço hoje e pelo mesmo motivo que também o faço hoje...